O que é Limpeza Industrial

É evidente que nos dias de hoje, pode se observar que a limpeza industrial é importantíssima para manter o alto nível de qualidade dos produtos e serviços, e, proporcionar aos colaboradores, clientes e visitantes um ambiente de trabalho adequado. Aconselha-se a utilização de máquinas específicas, além de mão de obra especializada para as diferentes utilizações. A seguir, são listadas as principais técnicas em limpezas de indústrias, que geralmente trata-se de empresas de grande porte.

Trabalhos em altura e espaços confinados

A prestação de serviços em tela encontra-se associada a locais onde o acesso é difícil e restrito. Inclui a limpeza de paredes internas e externas, forros em cima de máquinas, telhados, tanques de armazenamento subterrâneos, reservatórios e tubulações. Indústrias alimentícias necessitam desse tipo de serviço com mais frequência e as NR-35 e 33 traduzem normativas importantes nesse tema.

Via de regra, os serviços em altura e espaços confinados são realizados com plataformas de transporte aéreo, técnicas de acesso por cordas, alpinismo industrial e equipamentos de subida/ descida, devendo ser utilizados equipamentos de segurança com a devida certificação e validade, como mosquetões, cordas, fitas, ganchos e capacetes. A limpeza é feita com base no tipo de sujidade, superfícies e equipamentos que precisam ser limpos, podendo serem feitas até manualmente.

Tratamento de pisos

Estes serviços já são mais técnicos e, muitas vezes, podem necessitar de especialistas. Com o tratamento e impermeabilização do piso, é possível uma manutenção rápida e econômica. Isso se deve pelo seguinte motivo: o processo dificulta a penetração de resíduos e substâncias como óleos, graxas, tintas, solventes e outros produtos químicos que danificam sobremaneira os diversos pisos em indústrias. O uso de selantes, resinas, ceras, entre outros produtos, consistem em tratamentos que aumentam a vida útil do piso e também reduz o uso de lavadoras de piso embarcadas ou não, polidores, enceradeiras, água, eletricidade e mão de obra.

Hidro jateamento (ou lava-jato)

Consiste em um processo que utiliza água com determinada pressão. Sem dúvidas, é eficiente para remoção de regiões encardidas, encrustadas, com resíduos óleos ou similares, comuns em ambientes industriais. A limpeza é realizada com auxílio de equipamentos como bombas, mangueiras, cabos de extensão, e pode ser utilizada na limpeza de pisos e fachadas, tanques, reservatórios, caixas de gordura e na limpeza de tubulações e esgotos.

Por se tratar de indústrias, os resíduos limpos com jatos geralmente são recolhidos por um aspirador industrial de alta potência que possui um tanque de água especial para coletar a água com resíduos químicos e biológicos. As empresas devem estar preparadas para destinar adequadamente esses resíduos sem agredir o meio ambiente. Importante seguir a NR-12 para trabalhos com equipamentos que utilizam eletricidade.

Para mais informações, entre em contato conosco ou solicite nossos serviços.