Deixe o sol entrar, casa arejada e aquecida no inverno


Ciaclean: Deixe o sol entrar, casa arejada e aquecida no inverno
Por: Fonte Vida Saudável - Gazeta Online
Data: 04/01/2018

Quando os meses de junho e de julho chegam, as roupas de frio, guardadas desde o último inverno, saem do armário. A própria casa se torna o refúgio predileto de muita gente para se aquecer. Mas se algumas atitudes não forem tomadas, o local de aconchego pode virar uma armadilha, principalmente para os alérgicos. Mantenha a casa arejada e deixe o sol entrar.

 

Buscamos junto ao vida saudável soluções para ajudar você a resolver os problemas que podem atingir vários cômodos da casa. A consultora doméstica lucy mizael e a arquiteta verônica lacerda ensinam como se armar contra o inverno.

 

Para que não haja acúmulo de poeira, a arquiteta recomenda retirar dos ambientes tudo o que tenha muito pelo, como excessos de tapetes e almofadas. "os tapetes podem ser facilmente substituídos pelos carpetes de madeira sintética. Além de serem práticos, já podem ser colocados em cima do piso original da casa, oferecendo conforto térmico e evitando a proliferação de micro-organismos", indica.

 

Como no inverno as mantas e cobertores são necessários, a sugestão é lavar ou colocar ao sol as peças antes de usá-las. No caso das cortinas, se a pessoa optar pelas de tecido, o ideal é que sejam leves de material pouco poroso, como as de voil e seda sintética.

 

"atenção ainda para a escolha do blackout, que também deve ser lavável. Mas o ideal mesmo para quem é alérgico é optar pelas persianas de pvc ou de materiais sintéticos, fáceis de lavar e que não precisam ser retiradas do lugar", observa.

 

Se o morador gostar de livros, cds, dvds e miniaturas, não é necessário se desfazer da sua coleção. "uma dica é armazená-los em estantes com portas. As de vidro, por exemplo, são uma boa sugestão, já que permitem visualizar os objetos com facilidade e garantem a proteção contra a poeira". Já o sofá pode ser revestido de couro sintético ou com capas feitas sob medidas que possibilitam sua retirada para lavar.

 

Segundo verônica, em relação aos móveis, os ideais são os com tramas sintéticas com tampos de vidro ou de pedras polidas. Atenção extra para objetos de madeira de lei sem impermeabilizantes, como o verniz ou a cera.

 

Mofos e fungos

De acordo com a consultora, o mofo ou bolor é causado por fungos que se proliferam em locais úmidos e escuros. Algumas atitudes podem ser tomadas para auxiliar no controle.

Veja como:

- mantenha os ambientes arejados e ventilados. Abra as portas dos armários e as janelas para trocar o ar e deixar o sol entrar;

- nunca guarde roupas, bolsas, sapatos ou quaisquer objetos em sacos plásticos. Se optar por guardar em sacos, use os de tecido (algodão, seda ou tnt);

- conserte canos com vazamento e repare a parede;

- mantenha os armários 10 cm afastados das paredes.

Baixe nosso app